O ano do dinheiro

Thursday, November 10, 2005

é a hora da compra?

um bróder mandou o comentário abaixo, escrito em setembro passado:

A BOVESPA chegou terça-feira a 32.052 pontos, novo recorde do índice. Trata-se do mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro, calculado a partir dos papéis mais negociados e de maiores volumes.

É fato que o ibovespa tem registrado seguidos recordes históricos recentemente. É fato também que o fluxo de capital externo vem aumentando, demonstrando não só o bom momento econômico do atual governo como também a confiança do investidor estrangeiro. Tirar daí, porém, a conclusão de que esse é o melhor momento para compra de ações, principalmente para o pequeno investidor, são outros quinhentos. Bolsa de valores é investimento de risco. Por quê? Simplesmente porque vemos o mercado oscilar, diariamente, para cima e para baixo. Existem ciclos de baixa e de alta, tanto no curto como no médio e longo prazos. Pode-se perder 10% do seu capital tão facilmente como tomar água... ou ganhar. Ou mesmo ganhar num mês e perder no seguinte. Entre as aplicações de baixíssimo risco temos poupança, CDI, cujo rendimento é pequeno mas é crescente.

O problema do pequeno investidor é que ele não tem as mesmas informações dos grandes agentes, logo ele se limita a acompanhar o noticiário. Daí, passa o ano inteiro com dinheiro na poupança e, no final, quando ouve “bolsa é melhor investimento do ano”, “bolsa subiu 50% só este ano”, “ações de empresas como Petrobrás, Bradesco, Net proporcionam ganhos de até 100%”, aí o pequeno investidor tira seu suado dinheirinho da poupança e procura colocar nos fundos de ações que mais renderam ou em ações das “empresas campeãs”. Esquece-se que, se estamos num ciclo de alta, o próximo poderá ser de baixa. Detalhe: depois de quebrar o recorde de 32 mil pontos, os dois últimos dias já terminaram em forte baixa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home